Quantcast
Channel: Blog de Cinema » Roberto Cabeção
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Filmes cearenses na Vila das Artes

$
0
0

Julho é sinônimo de férias para muitos afortunados, e, dentre os programas favoritos, o cinema aparece com destaque. Mas que tal sair um pouco do circuito das salas comerciais e conhecer melhor a produção audiovisual cearense? Durante este mês, a Vila das Artes promove exibições para diferentes públicos.Uma das amaiores atrações é a Mostra do Cinema Cearense, que começa hoje, 10, às 18h30, com a exibição de Os Monstros, dos irmãos Pretti e primos Parente

ADRIANA MARTINS
Caderno 3

É essa a proposta do Cineclube Vila das Artes com a Mostra Recente Cinema Cearense, que exibe ao longo deste mês obras elaboradas nos dois últimos anos por realizadores do Estado. A abertura da programação acontece hoje (11), às 18h30, com o filme Os Monstros, dos irmão Pretti e primos Parente. A lista inclui ainda títulos como o documentário Epifânio (de 2012, trabalho de conclusão do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, com direção de Gláucia Barbosa); a ficção experimental Roberto Cabeção (2011), de Salomão Santana; e o documentário Raimundo dos Queijos (2010), de Victor Furtado.

Os filmes selecionados transitam por várias linguagens artísticas, mas mantêm o elo comum do territórios de origem. A proposta da mostra é aprofundar o diálogo sobre o que se tem produzido no Estado, face à nova produção cinematográfica cearense, construída por realizadores de diversas trajetórias – alguns de fora, radicados na cidade, e outros que começaram em espaços recentes de formação, entre eles a própria Vila das Artes (equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza), ou em cursos de graduação como os da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

As exibições acontecem sempre às quartas, com entrada gratuita e bate papo com realizadores ou pesquisadores convidados ao final da projeção.

Paralelamente, a Vila oferece também às quartas, sempre às 14h30, o Cine da Tarde, cineclube formado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza. A programação começou no último dia 4 e segue até 25 deste mês.Hoje o filme em exibição é o espanhol A Língua das Mariposas (1999), de José Luis Cuerda. A história gira em torno do garoto Moncho, de oito anos, que vê seu professor ser perseguido durante a Guerra Civil do país.

Vale ressaltar que as duas programações são gratuitas e abertas a todos os públicos (respeitando-se a classificação indicativa de cada filme).

Programação Mostra recente cinema cearense

Dia 18

Epifânio (2012, documentário), de Gláucia Barbosa

Roberto Cabeção (2011, ficção), de Salomão Santana

É Proibido Pular (2012, vídeo-ensaio), de Lucas Coelho

Ladyjane (2012, vídeo-ensaio), de Samuel Brasileiro

Raimundo dos Queijos (2010, documentário), de Victor Furtado

Dia 25

Charizard (2012, ficção), de Leonardo Mouramateus

Elefante Invisível (2012, ficção), de Elisa Ratts

O Silêncio do Mundo (2010, ficção), de Bárbara Cariry

Não vá se Perder (2012, ficção), de Vanessa Pinheiro

Jus (2012, documentário), de Marcelo Dídimo

Mostra Cine da tarde

Dia 18
Cinema Paradiso (Itália/França, 1988), de Giuseppe Tornatore

Dia 25
O Barato de Grace (Reino Unido, 2000), de Nigel Cole

Confirme

Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221 - Centro. 3252.1444

 

O post Filmes cearenses na Vila das Artes apareceu primeiro em Blog de Cinema.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images